PORTAL RIO DO PEIXE - Portal da Região do Vale do Rio do Peixe - SC
Novembro Azul

O que você deseja encontrar?

Aqui tem tudo o que você procura em um só lugar!

PORTAL RIO DO PEIXE - Portal da Região do Vale do Rio do Peixe - SC
:( ops! não encontramos o que você buscou.

PERITIBA / SC

O município de Peritiba teve sua origem com terras que eram adquiridas da Companhia Muller & Shen e pertenciam ao município de Cruzeiro do Sul, hoje Joaçaba.

Inicialmente chamou-se Arroio dos Veados e posteriormente Alto Veado, pela abundância desses animais que aqui existiam.

Entres os meses de outubro e dezembro de 1953, por sugestão dos Padres João Zelesny e Nestor Khun e com a Fundação do Seminário, a comunidade passou a chamar-se Peritiba, que em Tupy-Guarani, significa terra das palmeiras; o Padre João Zelesny é também o autor do Hino de Peritiba.



Formação

Os primeiros imigrantes alemães chegaram em 1919, iniciando a colonização. Foram eles: os irmãos Pedro José Frederico e Miguel Engel. Eram oriundos da localidade de Poço das Antas (hoje Montenegro) no Rio Grande do Sul.

Aqui chegando encontraram alguns habitantes: Dona Tereza Chitó, os irmãos Diogo e Sebastião Chagas e o Sr. Guilherme Sander.

Os imigrantes não encontraram problemas para se fixarem à terra, pois com sua chegada, os habitantes nativos venderam suas terras e se retiraram pacificamente. Só ficaram Dona Tereza Chitó, seu filho Carlos, sua enteada Juliana e o "Preto Chico.

Os imigrantes italianos chegaram a esta terra mais tarde, sendo pioneiros: Ernesto e João Poletto, Antônio Zamarchi, João Balbinot, Luiz Maltauro e o Sr. Pierin.

Deve-se fazer uma ressalva para o Sr. Pedro Gasparetto e sua família, que chegou antes mesmo de 1919 e radicou-se na comunidade de Vila Nova, que havia sido projetada pela Companhia Colonizadora para ser a Sede do Município. Mais tarde esta família mudou-se para a comunidade de Caravágio.

Todos os habitantes que aqui se fixaram não retornaram mais à sua terra de origem.



Criação do Distrito de Peritiba

Peritiba foi elevada a categoria de Vila e transformada num distrito do município de Piratuba pela lei no 728, de 24 de junho de 1961.

A instalação do distrito ocorreu no dia 15 de agosto de 1961, sendo nomeado como primeiro intendente o Sr. Magnus Leopoldo Kerber.



Criação do Município de Peritiba

Peritiba conseguiu sua emancipação político administrativa e foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual no 887, de 14 de junho de 1963, de acordo com a resolução 1/63, de 20 de abril de 1963 da câmara municipal de Piratuba. A instalação do município ocorreu no dia 15 de agosto de 1963.

Sem dados para exibir no momento, tente novamente mais tarde! Sem dados para exibir no momento, tente novamente mais tarde!