PORTAL RIO DO PEIXE - Portal da Região do Vale do Rio do Peixe - SC
Novembro Azul

O que você deseja encontrar?

Aqui tem tudo o que você procura em um só lugar!

PORTAL RIO DO PEIXE - Portal da Região do Vale do Rio do Peixe - SC
:( ops! não encontramos o que você buscou.

VIDEIRA / SC

No início, uma pequena localidade chamada "Rio das Pedras". Mais tarde viria a se chamar "Perdizes".

A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, para atrair novos colonos, mudou o nome para Perdizes.

A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do Estado. Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3kg.

Videira também é a “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”. O município é a 14ª economia do Estado e 8ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Características:

Gentílico: Videirense

Formação Administrativa:

Pela Lei estadual n.º 337, de 12 de abril de 1927, foi criado o distrito de Perdizes, como parte integrante do Município de Campos Novos.

O Município de Videira foi criado pelo Decreto-lei estadual n.º 941, de 31 de dezembro de 1943, com território de três outros: Campos Novos, Caçador e Joaçaba.

Na data do Recenseamento Geral de 1960. o Município era formado por oito distritos: Videira (sede), Anta Gorda, Arroio Trinta, Dez de Novembro, Iomerê, Lourdes, Pinheiro Preto e Veloso.

Depois de 1960, o Município sofreu quatro desmembramentos, para formarem novas unidades autônomas. Atualmente, é formado pelos distritos de Videira (1.º e 2.º subdistritos), Anta Gorda e Lourdes.

Pela Lei estadual n.º 817, de 29 de janeiro de 1953, o Município alcançou autonomia judiciária tornando-se sede de comarca (instalada a 19 de setembro do mesmo ano), compreendida em sua própria área, ficando assim independente da comarca de Caçador de que era termo.

Sem dados para exibir no momento, tente novamente mais tarde! Sem dados para exibir no momento, tente novamente mais tarde!